terça-feira, 30 de março de 2010

Texto chave: Mateus 8:1-4



Mateus 8:1-4
1 ''Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram.
2 E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me.

3 E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.
4 Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferta que Móises ordenou, para servir de testemunho ao povo.

Na bíblia diz que existia um enferno que sofria de lepra. Essa doença deforma, consome, resseca e apodrece; naquele tempo quem tinha essa doença, era considerado uma pessoa totalmente indiferente, era como ter um cancêr, mas imagine um cancêr transmissível. Tem muitas pessoas hoje, com lepra espiritual, pois o inimigo tem agido em suas vidas apodrecendo-a e consumindo toda virtude que há nela. Outra característica da lepra é que ela é trasmitida, se você anda muito com pessoas podres por dentro, você estará correndo o risco de ser contaminada. Não é sempre que isso acontece, mas muitas vezes as pessoas podres nos influencia mais do que influenciamos elas, pois não é sempre que nosso espírito está forte a ponto de resistir tudo.


No versículo 2 o leproso pedi: ''...Senhor, se quiseres, podes purificar-me.''


Sentimos tanta humildade no pedido do leproso, muitas vezes nós reclamamos do que Deus nos dá e quando Deus não concede o que pedimos, mas ele tem um grande propósito para a vida de cada um e muitas das coisas que pedimos não está inclusa no que ele tem pra nós.

Por isso, temos que ser humildes, e ser mais ainda para com o Senhor, por que Ele tem todo o poder, mas ele tem toda a misericórdia por nós, e misericórdia que não merecemos; ele pode não ter mandado a benção que você pediu ainda, mas se você está vivo nesse momento não é motivo suficiente para sermos humildes perante nosso Mestre?

Olhe o que Tiago 4: 2-10 diz:


'' 2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter, viveis a lutare a fazer guerras. Nada tendes por que não pedis;

3 pedis e não recebeis, por que pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.

4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura:

É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?

6 Antes, ele dá maior graça; pelo que diz:

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resiste ao diabo, e ele fugirá de vós.

8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.

9 Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza.

10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.




Depois do leproso se humilhar na presença do Senhor, ele também teve fé.

Às vezes, nós pedimos o Senhor, nos humilhamos e não somos respondidos. Por que?

Por que temos receio no que pedimos, não sabemos se é aquilo que realmente queremos.

Poderíamos pedir : '' Deus dai-me sabedoria para falar do Senhor para as pessoas '' e pensamos ''eu vou à igreja aos domingos, Deus está satisfeito com isso''.
Poderíamos pedir : '' Senhor dai-me um emprego melhor'' e pensamos ''aah, o meu emprego atual não está tão ruim.. dá pra pagar quase tudo! ''.

E esse conformismo nos impede de ser muito melhores do que somos hoje, mas em Marcos 5:36 diz:


'' Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.''


Se não fosse pela fé do leproso, ele não seria curado. Se você precisa de um milagre na sua vida e não tem fé, você também não será curado. O que o leproso mais desejava naquele momento, para ser realizado dependia da fé que ele possuia; com nós também é assim e é por isso que afirma a Escritura em Hebreus 10:38 :


'' todavia, o meu justo viverá pela fé; e :

Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.''


E então após o leproso clamar, se humilhar e acreditar, Deus fez a obra. Mas Jesus disse no versículo 4:


''Olha, não o digas a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferta que Móises ordenou, para servir de testemunho ao povo. ''


Quando Deus transforma as nossas vidas, não é por que nós somos merecedores dos seus milagres, mas é para gerar fé em nossos corações, e quando testemunhamos nosso milagre também geramos fé nas pessoas. Elas creêm por meio do seu e do meu testemunho, nunca esqueça disso.


Para conquistar tanto os nossos desejos quanto ao reino dos céus temos que viver os ensinamentos desses versículso que é: clamar, se humilhar, ter fé e testemunhar a obra de Deus em nossas vidas.


Pregação do dia 25/03/10 - célula de adolescentes e juniores

By: Carina Leal