terça-feira, 28 de setembro de 2010

O TEMOR DE DEUS

Temor não é ter medo,é ter respeito.

Introdução:Deuteronômio 10:12,20-21 afirma "Agora,pois,ó Israel,que é que o SENHOR requer de ti ? Não é que temas o SENHOR, teu Deus,e andes em todos os seus caminhos,e o ames,e sirvas ao SENHOR,teu Deus,de todo o teu coração e de toda a tua alma...Ao SENHOR,teu Deus,temerás;a ele servirás,a ele te chegarás e,pelo seu nome,juraras".O temor de Deus é a base para andarmos em seus caminhos,e para servimos e amarmos a ele.Muitos dizem que temem a Deus,mas hoje vamos colocar nosso comportamento a prova e ver se realmente temos temido.


1.Quem teme a Deus conhece seus MANDAMENTOS,certo?  Para conhecer seusmandamentos tem que ler a biblia."Examinai as escrituras,porque,vós cuidais ter nelas a vida eterna,e são elas que de mim testificam"(João 5.39).Paulo também adverte a Timóteo:"Procura apresentar-te Deus aprovado...que maneja bem a Palavra da Verdade"(2Timóteo 2.15).


O senhor também fala a Josué:Não cesses de falar deste livro da lei(para falarmos dele,temos entes,que conhece-lo);antes medita nele noite e dia,para que tenhas cuiddo de fazer segundo tudo tudo quanto nele esta escrito;entao,farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido". (Josué 1:8)


2.Quem teme a Deus OBEDECE,certo? Na Biblia Deus nos dá direção de comportamento.Por exemplo:Quem são as autoridades sobre nossas vidas? Vejamos algumas:Pais,pastores,professores,tios,governantes etc. Há pessoas que dizem temer a Deus mas não respeitam as autoridades.


Na Biblia diz que devemos respeita-las,porque foi o senhor Deus que as pôs nas nossas vidas.


a)Obedecer aos Pais: Gn 9:20-27 é um exemplo de benção e de maldição de um pai para com seus filhos.Filhos que provocam a ira dos pais abrem portas para a maldição.Há pais que quando estão irados maldiçoam seus filhos.


* Honrra teu pai e tua mãe,para qu prolongue os teus dias na terra que o senhor,teu Deus,te da.(Exodo 20:12)


Em Gênesis 9,conta que Noé plantava vinho,e ele em um dia bebeu tanto do vinho,queficu embriagado.Então el ficou nu dentro da sua tenda.Noé tinha tres filhos Sem,Jafé  e Cam,este era o mis novo e viu seu pai daquela maneira.Então ele foi chamar seus irmãos mais velhos para cobri-lo.Jafé e Sem cobriram o pai com os rostos desvirados para nao verem o pai nu.Quando Noé despertou do vinho,ele fico irado com Cam porque ele o viu nu e amaldiçoou a descendencia dele e abençoou a de Jafé e à de Sem.


*Curiosidades: Não se sabe ao certo porque Noé amaldiçoou Cam.Pelos nossos conceitos ele ate fez o que deveria.Existe algumas teorias que algunas acretitam ao que se deve o fato.
  • Em levítico 20:17 "Descobri a nudez" indica eufemismo para relações sexuais imorais.Alguns acreditam que ele (Cam)poderia ter cometido alguma atividade homossexual com seu pai.
  • Com base no texto " ver a nudez" indica uma atitude desrespeitosa.E talvez o pecado fosse Cam zombar do seu pai e ate chamar os outros para verem a cena.
O que é maldição:
Ato ou efeito de amaldiçoar/maldizer.Locuções formadas lançando desgraças.


O que é maldição hereditária:
Maldição lançada sobre a família,esta envolve parentes e descendentes.Há evangélicos que não acreditam em maldição hereditárias,e dizem está protegidos pelas promessas,mas creio que é bom repreendermos,pois,não é todos os dias que estamos na devida santidade.


b)Obedecermos aos nossos Pastores: Lembre-se sempre de não maldizer a ninguém,principalmente as autoridades que está sobre você,porque caso façamos isso,estaremos trazendo maldiçoes sobre nossas vidas,pois toda autridade provém de Deus.Em Rm 13:1-2 diz:"Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores;porque não há autoridade que não proceda de Deus;e as autoridades que existem foram por ele instruídas.De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste o que foi colocado por Deus;e os que resistem trarão sobre si mesmo a codenação."


C)Obedecer aos nossos Professores:É muito comum hoje no Brasil vermos juniores,adolescentes e jovens que não respeitam mais nem os diretores,que dirá o professor.Alunos que enfrentam os professores dentro da sala de aula a ponto de bater no professor.O maior prejudicado é o aluno que age desta forma,pois está escrito na Bíblia que aquilo que o homem plantar é isso que ele vai colher.Quem planta violência colhe violência,quem planta desrespeito nunca vai ser respeitado por ninguém.


d)Obedecer aos nossos parentes e idosos: Outra coisa comum é ver adolescente que também não respeitam seus avós e tios,ou irmãos e primo mais velhos.E em falar nos idosos que normalmente são tratados de qualquer maneira e muitas vezes agredidos pelos proprios netos.


Conclusão:  Pv 3:11-12 "Filho meus,não rejeites a disciplina do senhor,nem te enfades da sua repreensão.Porque o SENHOR repreende a quem ama,assim como o pai,ao filho a quem quer bem."


OBEDEÇA A PALAVRA DE DEUS E VOCÊS VERÃO AS BÊNÇÃOS DO SENHOR SOBRE VOCÊS!!

5 comentários: