quarta-feira, 7 de julho de 2010

Salomão (Texto-chave 1 Reis)

* Deus promete a Davi que os reis de Israel seriam todos de sua descendência.

- Quem foi Salomão?
 Quando Davi morreu, o seu filho Adonias queria reinar no lugar de seu pai e então ele provdenciou uma festa para ser o novo rei, só que o rei Davi não tinha permitido e nem sabia que Adonias estava planejando ser o novo rei. Então como Davi havia prometido à mãe de Salomão que ele seria o rei,  Davi fez com que Salomão, seu filho subisse em uma mula e se descesse Giom e que todos declarassem: Viva o rei Salomão. Quando Adonias soube disso pegou das pontas do altar e se humilhou perante o rei Salomão.


- O que Salomão queria de Deus?
Ele queria sabedoria pra poder governar o povo de Israel. Deus responde sua oração.
* Salomão julga um caso difícil. (1 Reis 3. 16- 28)

- Salomão começa a construção do Templo que seu pai Davi queria ter feito.
Davi só não fez o templo por causa das muitas guerras, mas então seu filho Salomão iria construí-lo. Salomão pede ajuda ao rei Hirão por que os cedros e pinheiros da cidade que Hirão governava eram os melhores. Salomão levou sete anos para construí-lo. Quando ele estava pronto Salomão levou a arca da aliança para o Templo.

- Salomão ora a Deus.
Salomão agradece pelo Templo e pede a Deus que cumpra a promessa que Ele fez a Davi prometendo-lhe que sempre haveria um descendente de Davi governando como rei de Israel, contanto que eles obedescessem da mesma forma que Davi obedeceu. Deus responde a oração de Salomão.

- Salomão afasta-se de Deus.
Salomão casou com setecentas princesas e teve trezentas concubinas e isso o influenciou porque ele começou a servir os deuses dessas esposas. Então por isso Deus não deixou mais que a descendência de Davi governasse Israel.

- A promessa de Deus a Jeroboão.
Jeroboão era um dos inimigos de Salomão e estava em uma viagem e o profeta Aías tirou a capa e a cortou em doze tiras. Dez ele disse que seria as tribos que Jeroboão iria governar. E as duas que sobraram, uma ficaria com Salomão e a outra com seu filho Roboão.

-A morte de Salomão
Ele governou quarenta anos em Jerusalém. Ele morreu e foi sepultado na cidade de Davi e o seu filho Roboão ficou no lugar dele como rei.

By: Lana Sheren

Nenhum comentário:

Postar um comentário